22 de novembro de 2005

Uma rua do Império se escondia no Rio

Arcos foram mantidos na arquitetura do restaurante

Rio de Janeiro - O restaurante Ferret, que será inaugurado hoje no centro do Rio de Janeiro, no número 109 da Rua da Quitanda, abriga uma preciosidade histórica da época do Brasil Império. Durante a reforma do imóvel, o novo proprietário encontrou um trecho de uma rua interna de serviço, com 7 metros de extensão por 5,5 de largura, e seis arcos que formariam parte da fachada de duas casas em estilo neoclássico, feitas com pedras e óleo de baleia, ocultas há mais de cem anos. A construção teria pertencido a um padre que traficava escravos.
Para o historiador Milton Teixeira, as ruínas são remanescentes do Segundo Império. ´Em 1850, naquele trecho, foram erguidas cinco casas idênticas. Apenas uma sobrou´, contou Teixeira. Uma arqueóloga do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) confirmou a avaliação do historiador.
Ele contou que, há 50 anos, três das cinco casas foram demolidas. A quarta, onde funcionou uma farmácia, foi descaracterizada. ´A partir de 1850, a Lei Eusébio de Queiroz proibiu o tráfico negreiro. O padre criou essa rua interna para que a carga passasse sem dar na vista´, descobriu.
Segundo Teixeira, a descoberta tem ´valor histórico inestimável´ e é única no País. ´Esse tipo de descoberta, comum em cidades européias, é rara no Rio e comprova a riqueza do patrimônio que pode estar oculto em velhos prédios do centro.´

Rodrigo Morais Fabiana Cimieri

Um comentário:

Saramar disse...

Luiz, que maravilha isso! Imagine se o Patrimônio Histórico Nacional tivesse verbas suficientes para "descobrir" outras belezas como essa?
Fico muito feliz quando leio uma notícia assim.
Vou indicar par o meu grupo vir aqui ler e ver.

Obrigada