5 de novembro de 2005

Prá deixar vocês com inveja...

"Me diga, sinceramente, uma coisa, Mr. Buster: o senhor sabe lá o que é um choro de Pixinguinha? O senhor sabe lá o que é ter uma jabuticabeira no quintal? O senhor sabe lá o que é torcer pelo Botafogo?" Vinicius de Moraes



Estou nesse momento saboreando lentamente jabuticabas.
Dizem que a fruta só dá no Brasil, deliciosa, me retorna aos tempos de maloqueiro, quando subia no pé e ali mesmo saboreava.
Na época não existiam fungos e bactérias que nos obrigam hoje a todo um ritual de purificação que tira o lirismo e prazer de come-las.
Uma boa tarde e para quem não conhece a delícia das delícias...

O doce sabor da jabuticaba
Pequenas, redondas, nas cores roxa ou preta. Essas são as jabuticabas, frutas nativas do Brasil que eram chamadas pelos índios tupis de iapoti'kaba, cujo significado é "frutas em botão". Com polpa suculenta, mole e esbranquiçada, a pequena frutinha é rica em ferro e contém cálcio e fósforo, além de fornecer vitaminas, principalmente a C.
Pode ser consumida ao natural ou usada para fazer doces, geléias, licores, vinhos e até em pratos mais sofisticados. Aprenda a fazer deliciosas receitas com esta fruta no Só Sabor, é só clicar nos nomes dos pratos.
Cuidados na hora de comprar e guardar

Devem ser observados alguns cuidados na hora de comprar as suculentas jabuticabas. Geralmente ela é comprada por quilo. Quando for escolher, prefira as que estiverem viçosas, firmes, brilhantes e sem rachaduras.
Antes de consumir, elas devem ser bem lavadas em água corrente. Não devem ser lavadas se não forem consumidas imediatamente, pois ela é uma fruta muito sensível que azeda facilmente. Na geladeira a fruta dura de dois a três dias. Seu período de safra vai de agosto a novembro. Cem gramas de jabuticaba fornecem 43 calorias.

Um comentário:

Saramar disse...

Hummmmmm...delícia. Adoro jabuticabas.
Aqui, próximo a Goiânia, está uma cidade chamada Hidrolândia que é a capital goiana das jabuticabas. Lá é possível colhê-las no pé, enchendo baldes e baldes e ir saboreando sem parar. Maravilhas do nosso país.