Espírito Carioca
Silvio Persivo
* O Rio continua o Rio. Onde o cidadão tem esta lentidão no fazer, esta faina displicente ? Pela manhã, em plena as onze horas, dois braçais de construção lêem o jornal, no quarto andar, sobre a plataforma de cimento. Lembro da Bahia. É. O Rio tem qualquer coisa de baiano. E a Bahia qualquer coisa de carioca. O carioca e o baiano possuem, em doses diferentes, esta preguiça nos atos. Preguiça é um termo pejorativo. Melhor dizendo possuem uma cadência, um ritmo de fazer as coisas. Não é à- toa que o paulista fica maluco com o trânsito e o atendimento carioca.

A hora certa aqui é um eterno equilíbrio entre o que se quer, o que se precisa e o que a Natureza e as pessoas permitem. Há no carioca o instinto inato do lazer, o desejo incoercível de buscar, em todos os momentos, a alegria da vida, o prazer. É ruim, hein! Penso que não. No entanto isto é incompreensível para quem não capta o ritmo essencial desta cidade de São Sebastião. Aqui, ao contrário do que se apregoa, trabalha-se muito. O trabalho, todavia está sempre impregnado da verve, do espírito carioca.
Não se perde nem a ocasião do cafezinho, do chope, da crítica à seleção do Parreira, do comentário sobre a falta de valor do cruzeiro real, de sonhos que envolvem milhões, pois carioca não pensa em vôos baixos.

O Rio continua lindo sim. E quem sabe sabe que seu ritmo provém da alegria de se viver num dos mais belos e melhores lugares do mundo. O resto é propaganda enganosa. E incorporado ao melhor espírito carioca encerro. A praia e um chope me esperam. Vale a pena viver.
Rio 12/08/1993
* Silvio Persivo nasceu em Fortaleza, é professor de economia, escritor e jornalista e mora em Rondônia.
postado por Li Stoducto em 6:12 AM
Para homenagear o meu amigo Silvio Persivo, blog Jornal Diz Persivo que hoje completa um ano e é o culpado do velho Natu estar no ar, garimpei um artigo que enaltece o meu, o nosso Rio.
Vale a pena conhecer os outros blogs do Silvio, ao lado estão os links, o cara é um excelente poeta, tem o prazer de traduzir obras para nós (eu e alguns amigos), monoglotas, e além de tudo um boêmio que todos gostariam de ter como companheiro para um bate-papo ao final da tarde.
Que saudades da sua gargalhada, marca registrada.
Quem sabe ele não nos brinde no domingo com uns escritos sobre a decisão da Taça Guanabara, Botafogo X América? Fica meu pedido qualquer que seja o resultado, desde que o Botafogo Campeão!
Tim, tim...
Nenhum comentário:
Postar um comentário