2 de fevereiro de 2006

Morre Carlson Gracie, uma das lendas do jiu-jítsu

Ex-atleta venceu Waldemar Santana em luta memorável, vingando derrota do tio Hélio

O Brasil perdeu ontem um dos maiores nomes do esporte mundial. Morreu em Chicago, nos Estados Unidos, aos 72 anos, vítima de doença renal e infecção generalizada, Carlson Gracie. Era filho de Carlos Gracie, introdutor do jiu-jítsu no Brasil, em 1917 - até então era crime de lesa pátria o ensino da técnica da luta marcial fora do Japão -, e sobrinho do lendário Hélio Gracie, maior lutador e responsável pelo ensino da arte marcial japonesa no país.
Carlson vivia há 12 anos nos Estados Unidos, onde se sentiu mal na última segunda-feira. Foi internado e não resistiu. Deixou três filhos: Rosângela, Karen e Carlson Gracie Jr.
A família Gracie chegou a Belém do Pará através de Gastão Gracie, filho de James Gracie, escocês que chegou ao Brasil em 1870, estabelecendo-se como banqueiro no Rio de Janeiro. Gastão teve cinco filhos, Carlos, Oswaldo, Gastão Filho, George e Hélio. A família Gracie foi responsável pela fundação da primeira academia de jiu-jítsu do Brasil, no bairro do Flamengo, na Zona Sul.
Os Gracies e sua legião de seguidores sempre foram os adversários a serem batidos. Quanto mais o jiu-jítsu se elevava em competições e na mídia, mais surgiam praticantes de outras modalidades de lutas querendo desbancar o renomado Gracie.
Vale-tudo - Carlson protagonizou, nos anos 50, uma luta memorável que parou o Rio. Em 1955, Hélio Gracie foi obrigado a aceitar um desafio contra Waldemar Santana, um roupeiro da academia Gracie que teve um desentendimento com o mestre. Waldemar queria mostrar seu talento, porém não deixavam que ele lutasse. O roupeiro acabou expulso da Academia Gracie por aceitar uma luta contra Biriba (lutador que fazia lutas de marmelada e que poderia comprometer o nome da família). A luta entre Hélio e Waldemar foi inevitável e o local escolhido foi a ACM, na Lapa.
Mesmo sendo uma luta de vale-tudo, ambos entraram no ringue de quimono. O combate durou três horas e quarenta e cinco minutos, recorde mundial em um duelo de vale-tudo. O confronto terminou com a vitória de Waldemar, que levantou Hélio acima da cabeça e o arremessou ao chão, chutando-o no rosto em seguida.
A derrota de Hélio fez com que os Gracie preparassem Carlson, o melhor aluno de Hélio, para a revanche. A primeira luta entre ambos, porém, foi um combate de jiu-jítsu esportivo que terminou empatado. Em 1956 aconteceu a luta considerada revanche. Dessa vez, disputada como vale-tudo, Carlson massacrou Waldemar, vingando o nome da família e ganhando com isso respeito em nível nacional.
JB On line

Foi da geração em que luta era esporte, não admitia os valentões que hoje existem e entram em academias para se tornarem covardemente violentos na rua. Meu filho, Junior, é um praticante e entusiasta do esporte, com lealdade e respeito.

3 comentários:

Anônimo disse...

Com a perda do Carlson, com certeza, o Brasil perdeu o homem que popularizou o jiu-jitsu, perdeu também um grande atleta e o maior preparador de lutadores de vale-tudo do mundo.

Anônimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP halo dream coat las vegas Dental insurance quotes new port richey fl Singapore airlines flights to ahmedabad Linux dvd player Volvo wroclaw Snorting xanax effects

Unknown disse...

Hi this is samir ilk to contact you thank you very much