2 de fevereiro de 2006

Uma listra branca, outra listra azul...



O Paysandu foi fundado no dia 2 de fevereiro de 1914 após um desentendimento com diretoria da Liga Paraense de "Foot-Ball" (atual Federação Paraense de Futebol) que foi ocasionado pela não anulação da partida Norte Club 1 x 1 Guarany, realizada em 15 de novembro de 1913, cujo resultado deu ao Grupo do Remo (atual Clube do Remo) o título de campeão paraense de futebol.
Naquele ano, o Norte Club realizava uma boa campanha e precisava vencer o Guarany para forçar uma partida extra com o Grupo do Remo. Após o empate em 1 x 1, os integrantes do Norte Club, inconformados, solicitaram à Liga a anulação da partida devido a diversas irregularidades. Porém a diretoria da Liga Paraense de Foot-Ball julgou improcedente o recurso.
A decisão não agradou nem um pouco aos integrantes do Norte Club que decidiram criar um movimento, sob a liderança de Hugo Manoel de Abreu Leão, para a fundação de uma nova agremiação, mais forte, para poder enfrentar em igualdade de condições os seus adversários. Este movimento não agradava aos integrantes do Grupo do Remo que tentaram persuadir Hugo Manoel a abandona-lo.
No domingo do dia 7 de dezembro de 1913, o jornal "O Estado do Pará", na sua 3a página - Coluna "Chronica Sportiva", publicava a 1a. nota na história a fazer menção à nova agremiação que estava para surgir. Tal nota segue abaixo:
"PAYSANDU CLUB Entre elementos esportivos de valor e da "elite" belemense, por iniciativa de nomes acatados em nosso meio, deverá em reunião a realizar-se nesta Capital, fundar-se sob o nome de Paysandu Club, uma sociedade esportiva que iniciará logo suas secções de remo e foot-ball." ...
Na edição de 1 de fevereiro de 1914, assim se reportava o jornal sobre a fundação do novo Clube:
"Amanhã, às 8 horas da noite, em casa n.º 22, à rua Pariquis, realizar-se-á importante reunião que terá por fim assentar as bases de uma nova sociedade esportiva, em Belém" ...
A convocação feita pelo jornal surtiu efeito, fazendo com que comparecessem à reunião 42 desportistas, muitos dos quais eram integrantes do Norte Club, além de outros de agremiações diferentes, como, por exemplo, do Internacional Sport Club, ou Recreativa.
A reunião foi iniciada às 20:15 horas de uma segunda-feira, 2 de fevereiro de 1914, na residência de Abelardo Leão Conduru, localizada à rua do Pariquis, 22, entre as travessas Apinagés e São Matheus (atual Padre Eutíquio).
Por unanimidade, a assembléia escolheu Hugo Leão para presidir os trabalhos. Como líder do movimento, ele propôs a denominação de Paysandu Foot-Ball Club para a nova agremiação. O nome foi escolhido "como homenagem ao feito glorioso e heróico da Marinha de Guerra Brasileira ao transpor o Passo do Paysandu na guerra contra o Paraguai".
A sugestão de Hugo Leão foi motivo de acirrado debates na assembléia, que logo se dividiu em duas alas, uma a favor e outra contrária que propunha o nome de Team Negra Foot-Ball para a nova agremiação. Feita a votação, registrou-se a vitória da denominação de Paysandu Foot-Ball Club.
Escolhido o nome, a assembléia elegeu o primeiro presidente, Deodoro de Mendonça, que encabeçou a diretoria durante 1914. Foi escolhida ainda a comissão destinada a redigir os Estatutos do Clube, recaindo a escolha nos nomes de Deodoro de Mendonça, Eurico Amanajás e Arnaldo Morais.

Minha homenagem aos grandes amigos bicolores em Belém, principalmente ao Alcir, Rose, Ana Paula e Juninho. Meu coração continua aí...

Um comentário:

Anônimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP » »