23 de fevereiro de 2006

Tubarão em Grumari

Pescadores têm trabalho, mas fisgam mangona de 2,20 m e 120 kg
Rio - Pescadores capturaram na manhã de quarta-feira tubarão de 2,20 metros na Praia de Grumari. Eles estavam a cerca de 350 metros da arrebentação quando o peixe, da espécie mangona, se enroscou na rede de pesca.
“Ele tentou nos atacar e deu três mordidas na embarcação. Se nos faltasse experiência, o tubarão poderia ter virado o barco”, relatou o pescador Fábio Roberto Ribeiro da Silva, 36 anos. Com a ajuda de outro barco, fisgaram o animal e o levaram à areia, atraindo banhistas.
O biólogo marinho e diretor do Instituto Ecológico Aqualung, Marcelo Szpilman, disse que é normal aparecerem tubarões na praia. “Tubarão é um peixe como outro qualquer. O Recreio e Grumari são locais onde se pesca muito tubarão desde o século passado”, disse o especialista. “Mas a mangona é espécie ameaçada de extinção. É difícil de aparecer no Sul e no Sudeste. A pesca deveria ser proibida”, ressaltou.
Os pescadores pretendem vender parte da carne do animal, que pesa 120 quilos. A mangona, segundo Szpilman, é a mais saborosa entre os cações. “Os restaurantes compram a R$ 10 o quilo. Mas vamos fazer uma moqueca com o resto para comer com os amigos”, disse Fábio.
Apesar de tubarões nadarem próximo à arrebentação com freqüência, os banhistas não devem se apavorar. Segundo o biólogo, eles se afastam com a movimentação de pessoas na água. “São os tubarões que têm medo dos seres humanos. Não há registro de ataque no Rio há 50 anos”, tranqüilizou.
Só para lembrar que a Praia do Abricó fica entre a Prainha e Grumari e é a praia de nudismo oficial do Rio.